Protagonismo juvenil & empreendedorismo

Protagonismo juvenil

O protagonismo juvenil é um tema amplamente discutido na Educação, cujo um dos principais objetivos é formar sujeitos autônomos e atuantes na sociedade.

Na escola e em outros espaços educativos informais, é essencial oferecermos aos estudantes mecanismos que permitam assumirem o papel de protagonistas, valorizando as suas vozes e mostrando que eles também devem agir e interferir na sua própria realidade – e não apenas serem espectadores das ações de outros.

Assim, tem-se como resultado o aumento do engajamento e da responsabilidade dos jovens sobre a sua própria educação.

Como vai ficar claro ao longo dessa leitura, uma forma de desenvolver o protagonismo juvenil é por meio da postura empreendedora, que também é tema deste Guia.

Empreendedorismo na escola

No senso comum, o empreendedorismo está associado à criação de empresas e startups. Ou seja, é um conceito empregado no mercado e no mundo corporativo.

Entretanto, neste Guia estamos propondo uma forma mais ampla de olhar para ele: como a capacidade de identificar problemas e os entender como oportunidades para criar e oferecer soluções inovadoras na forma de produtos ou serviços que não só os resolvam, mas que também sejam úteis e criem valor para a sociedade.

Essa postura propositiva e de realização é algo comum a muitos empreendedores, e adotá-la contribui para o protagonismo juvenil na medida que instiga o jovem a identificar oportunidades de atuar, criar e testar soluções, organizar ações para concretizar projetos, gerindo recursos, esforços e riscos.

Além disso, praticar o empreendedorismo contribui para o desenvolvimento de competências como autonomia, colaboração, resiliência e criatividade.

Empreender tem a ver com colocar em prática, fazer ou realizar uma ideia, uma ação ou um plano que se tem em mente. O estudante pode empreender em sua vida escolar, idealizando um projeto de vida que aborde, por exemplo, causas sociais ou o uso de tecnologia na comunidade, na escola ou no entorno escolar.

Isso tudo sem nem sequer falar na possibilidade dele abrir o próprio negócio!

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Guia de implementação para sala de aula

Esse mapa conceitual traz algumas sugestões para uma proposta pedagógica baseada no empreendedorismo, partindo da nossa experiência como professores que trabalharam diversas vezes com esse tema em sala de aula.

Nosso objetivo não é disponibilizar uma receita pronta, pelo contrário, é apresentar possibilidades para que outros educadores construam suas próprias propostas pedagógicas, de acordo com o contexto de sua comunidade escolar.

Para isso, vamos apresentar quatro tópicos principais:

Na primeira serão apresentadas quatro abordagens possíveis (e não excludentes) para uma proposta de empreendedorismo como forma de exercer o protagonismo juvenil: o empreendedorismo social, com ênfase na resolução de problemas sociais; o empreendedorismo tecnológico, com ênfase na criação de soluções inovadoras utilizando tecnologias; e o empreendedorismo pessoal, com ênfase no projeto de vida do estudante.

Veja a seguir algumas possibilidades de produtos finais e recursos que já foram aplicados por nós em sala de aula e que podem ser utilizados para produzir protótipos. O objetivo dessa lista não é ser exaustiva, mas indicar algumas práticas que podem ser trabalhadas com os estudantes.

Em seguida, haverá a sugestão da estruturação das aulas de um projeto seguindo as etapas do design thinking, indicando possibilidades, ferramentas e pontos de atenção ao professor para cada uma das etapas.

Por fim, será explicada a importância de comunicar sua ideia como uma etapa essencial para efetivar o protagonismo juvenil, abordando temas como a apresentação em formato de pitch, a comunicação digital e a mostra de projetos.